INÍCIO EM:

DURAÇÃO:

  • 8h às 17h
  • 18 meses - Sábados quinzenais
  • Carga Horária: 400 horas

LOCAL:

Campus Botafogo

INVESTIMENTO:

24 parcela(s) de R$ 590,00

DESCONTOS PARA EX-ALUNOS E CONVENIADOS:

  • Ex-alunos: 30% de desconto
  • Empresas conveniadas: 20% de desconto
  • Pagamento à vista: 10% de desconto

Taxa de Matrícula: R$ 150,00

OBJETIVO

Objetivo

Partindo da ideia de que a alimentação é um fato humano total (Morin, 1973), o objetivo desta especialização é estimular um pensamento crítico sobre o impacto cultural dos alimentos na contemporaneidade; a empreender projetos de comunicação criativos e socialmente engajados; contribuir para a produção e circulação de conhecimentos desse assunto no Brasil; sistematizar, consolidar e fortalecer a atuação da Comunicação e Alimentação em suas múltiplas dimensões; colaborar para profissionalizar esse crescente mercado no segmento da Saúde, da Segurança Alimentar e Nutricional; da Agroecologia e da Gastronomia.

Objetivos Específicos

Proporcionar conhecimentos e práticas para que o comunicador que atue com alimentação possa ampliar o diálogo com seus públicos, e consequentemente, o alcance de suas mensagens e informações. 

PUBLICO ALVO

Estudantes, pesquisadores, profissionais, que atuem com nutrição, gastronomia, marketing, agricultura, comunicação; docência em gastronomia e nutrição; jornalistas, blogueiros, gestores, marreteiros e publicitários.  O público-alvo deste curso abarca uma gama de profissionais em que a comunicação perpassa sua atuação como um desafio.

PROCESSO SELETIVO

Análise curricular

Estudos de Comunicação e sociedade          
Comunicação e Alimentação I: percurso histórico da construção da crítica gastronômica ao jornalismo gastronômico         
Comunicação e Saúde          
Comunicação e gastronomia popular          
Comunicação e divulgação científica de alimentos          
Comunicação e cultura: redes, tecnologias e tradições culinárias          
Comunicação e Alimentação II: modos de conhecer e comunicar 

Estudos de tecnologias de comunicação, divulgação e publicação               
Marketing e publicidade de alimentos          
Design e sustentabilidade         
Mercado editorial para a gastronomia         
Mídias digitais para projetos gastronômicos         

Estudos de nutrição, consumo e discursos alimentares              
Nutrição, saúde e gastronomia         
Mídia, publicidade e discursos         
Discutindo o gosto na cultura alimentar contemporânea             
Tendências, transtornos alimentares e modismos

Estudos sobre Sistemas alimentares, política e epistemologia              
Modelos de produção agrícola: do? industrial ? ao agroecológico         
Agroecologia: do campo a práxis         
Tecnologia, técnica e epistemologia: reflexões sobre a mercantilização da alimentação         
Políticas de Alimentação e Nutrição; Segurança Alimentar e Nutricional; Alimentação Escolar; Agricultura familiar

Estudos de cultura e alimentação    
Antropologia da Alimentação no Brasil Sociologias da Alimentação         
Cultura enológica: vinho e outras bebidas         
A complexidade do comer: a visão dos poetas e literários         
Cozinha Portuguesa, Francesa e Italiana - influências na identidade brasileira         
Historiografia da alimentação: um olhar a partir da belle Epóque Carioca         
Cultura Alimentar e sociabilidades: gastronomia no espaço público

Seminário: Movimentos sociais em defesa da comida: uma abordagem comunicacional:

Slow Food
Instituto Maniva
Gastromotiva
FBSSAN
Rede Carioca de Agricultura Urbana
Junta Local:
Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional
Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos
Articulação Nacional de Agroecologia

Estudos de artes, imagens e gastronomia         
Construção de imagens na gastronomia: modos de ver e fazer         
Comer com os olhos: narrativas culinárias         
Arte e filosofia à mesa         
Cozinhando ideias - memória, saberes e fazeres

Estudos sobre o mercado gastronômico              
Noções sobre a gestão de bares e restaurantes         
Produção de eventos gastronômicos         
Gastronomia como segmento da economia criativa Turismo e gastronomia       

 Metodologia de pesquisa

Doutores(as)
Inesita Araújo    
Mônica Lobo
Carolina Netto Rangel 
Cláudia Olsieski da Cruz 
Maria Cláudia da Veiga Soares 
José Carlos de Oliveira    
Juliana Casemiro    
Raul Lody    
Alexandre Brasil    
Fabiano Dallabona    
Enrique Renteria    
Antônio Edmilson Martins 
Maria Paulina 

Mestres(as)
Jean Phillip Lafond 
Gabriel Bianconi 
Marcio Mattos Mendonça 
Juliana Venturelli 
Louise Nogueira    
Juliana Dias    
Silvia Baptista    

Especialistas
Inês Garçoni
Nádia Rebouças 
Amon Costa Cerqueira 
Michelle Strozda 
Francelle Jacobsen 
Carolina Amorim 
Sérgio Bloch 
Mariana Moraes 
Francine Xavier 
Léo Feijó 
Deise Novakoski    

Os documentos deverão ser entregues na FACHA Botafogo, onde será ministrado o curso.

.cópia autenticada do diploma ( provisoriamente pode ser uma .declaração de colação de grau);
.cópia do CPF e da carteira de identidade;
.1 foto 3X4;
.curriculum vitae (de preferência o curriculo lattes, feito no site www.cnpq.br);
.cópia do comprovante de residência;
.comprovante de desconto, caso haja.